Ofertas dos dias 25 e 27 no Miragem

 
 

Mártires de Cunhaú e Uruaçu

A autorização do Papa Francisco para a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, pautou o pronunciamento do deputado José Dias (PSDB) nesta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa. O parlamentar comemorou a informação, anunciada pela Arquidiocese de Natal, de que os Mártires devem ser declarados santos pelo Vaticano ainda este ano.
“Façamos neste dia, dentro de nossas almas e coração, um voto de fé e de prece para que este ato de assunção aos altares dos nossos Mártires sirvam como benção para todo o povo do Rio Grande do Norte”, rogou José Dias.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, a autorização para o ato de santificação dos Mártires do RN foi confirmada durante audiência realizada na manhã desta quinta no Vaticano, onde o papa Francisco recebeu o cardeal Ângelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
“Faço este comunicado na Casa Legislativa com muita emoção, pois tenho consciência que os valores morais, espirituais e religiosos não podem sumir da face da terra. Foram eles (cristãos) que fundaram a nossa civilização e, sem eles, ela perecerá”, concluiu o deputado.
Mártires
A cultura religiosa nas cidades de São Gonçalo do Amarante e Canguaretama, no interior do Rio Grande do Norte, está fortemente ligada à figura dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Também conhecido como Protomártires do Brasil, este é o título dado aos cristãos martirizados nos dois municípios em 1645 em decorrência das invasões holandesas no Brasil. Mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos; destes, 30 foram martirizados.
Crédito da Foto: Eduardo Maia

Happy Birthday To You!

Remetendo muitos parabéns para a senhora Dadaça Amorim, ela que por muitas décadas vestiu com bom gosto e requinte os nomes mais expressivos do society umarizalense. O seu aniversário natalício é hoje, dia 23 de março. Desejo maior de sempre felicidade...

José Dias defende reformas

O deputado estadual José Dias (PSDB) disse apoiar as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo Governo Federal. A afirmação foi feita na sessão plenária desta quarta-feira (22), quando o parlamentar também abordou a necessidade de que o Brasil passe por uma reforma política e tributária.
“Apoio as medidas de recuperação moral e econômica do país. O Brasil passou na última década por erros históricos e políticos de quem usa da demagogia, do populismo para manipular a população. Hoje, conseguimos reduzir taxas de juros, inflação e o risco país, com ações do Governo atual”, defendeu o deputado.
Ele também disse que as citações em operações e investigações não atingem o atual governo, por se tratar de assuntos anteriores à gestão. José Dias ressaltou que discorda do recuo da Presidência da República, que decidiu retirar os servidores públicos da reforma previdenciária. “Não precisa ser estudioso para perceber que se nós não tomarmos as medidas hoje, amanhã será muito pior”, disse.
O deputado George Soares (PR) defendeu um maior aprofundamento das propostas, principalmente sobre a reforma política. “Precisamos fazer uma reflexão sobre como será a campanha presidencial, por exemplo, apenas com doações de pessoas físicas, o que pode acontecer é uma campanha de elite”, disse ele.
Carne Fraca
O deputado José Dias também deu a sua opinião sobre a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal para investigar frigoríficos do Brasil. Para ele, a operação é “um espetáculo deprimente” e que vai gerar um prejuízo milionário ao país, inclusive com desemprego e fechamento de empresas.
Em aparte, o deputado Vivaldo Costa (PROS) se associou ao pronunciamento de José Dias e fez um relato sobre a qualidade da carne produzida em Caicó. Nélter Queiroz (PMDB) citou a inclusão de seu nome como beneficiário de recursos partidários provenientes de empresas investigadas na operação. “É preciso deixar bem claro que esse repasse não foi ilegal”, disse ele.  

 
Crédito da Foto: João Gilberto
 

Governo apresenta arrecadação

O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira se reuniu na tarde desta quarta-feira (22) com o primeiro escalão da área financeira do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público para apresentar os números da arrecadação do Estado e as perspectivas financeiras para 2017. As reuniões entre o Governo e os demais Poderes acontece mensalmente desde 2016.
A equipe técnica da SEPLAN apontou uma frustração de R$ 43 milhões na arrecadação do primeiro bimestre de 2017 em comparação ao previsto para o orçamento deste ano. Os representantes dos Poderes também definiram um calendário de discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com reuniões já agendadas dias 11 e 19 de abril.
Outro ponto de pauta foi a inclusão de todos os Poderes num único Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle, conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal alterada pela lei complementar 156. Por fim, o Governo apresentou dados do regime de previdência dos servidores estaduais e reafirmou a dificuldade que o déficit previdenciário representa nas contas públicas do Estado.   
O secretário-geral da Assembleia Legislativa Augusto Viveiros saiu da reunião ciente do desafio que o Estado tem pela frente, mas ressaltou a união de todos os Poderes. “Fizemos uma reunião muito participativa na qual os Poderes tomaram conhecimento que a situação para 2017 é muito difícil. Mas estamos juntos porque o Estado é um só”, afirmou.
O secretário da SEPLAN Gustavo Nogueira também frisou o compromisso de todos para recolocar o Rio Grande do Norte no caminho do equilíbrio fiscal. “Completamos hoje um ano de reuniões entre o Governo e os demais Poderes. Essa é uma atitude inédita na história do Estado, o que reforça o compromisso do Governo com o diálogo. Não apresentamos apenas números, mas discutimos alternativas. Vamos para o segundo ano consecutivo elaborar juntos a LDO e debater os problemas do Estado. A presença do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública aqui só fortalece essa relação de autonomia, independência e respeito mútuos que, por determinação do governador Robinson Faria, estamos reconstruindo no Rio Grande do Norte”, afirmou.  


Festa das Celebridades - Convite

- Agradeço a atenção e confirmo presença!

HAPPY BIRTHDAY!

De idade nova neste dia 22 de março a futura pedagoga Lorena Dias, jovem e bonita esposa do secretário de Agricultura de Umarizal Lázaro Dias. Para ela, o nosso abraço seguido dos melhores votos de saúde, paz e sempre felicidade!

Quarta e Quinta Verde e Vermelha

 

TUDO DE BOM!

Recebendo vivas neste 22 de março, por conta de idade nova, o amigo Djan Xavier, profissional gabaritado e de muito conceito na terrinha, gente da melhor espécie. Deus o proteja sempre!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Mandando parabéns para a umarizalense Irenalva Lins que amanhece este dia 22 de março contabilizando mais um mano de vida. Tintim!!!

Encontro Est. da Assistência Social

Com o objetivo de fortalecer a Assistência Social no âmbito estadual, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), realiza nesta sexta-feira (24), o 3º Encontro Estadual da Assistência Social.
O encontro terá como tema: “A Gestão e o Controle Social no Fortalecimento do SUAS” e contará com a participação de representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que tratarão da gestão da política do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do programa Criança Feliz.
O evento será realizado na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, das 9h às 16h, e é direcionado para gestores e conselheiros municipais da assistência social dos 167 municípios.
Programação
9h - Solenidade de abertura
9h30 - Apresentação da SETHAS
10h - Gestão da Política de Assistência Social
Coord. Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social (MDSA) - André Yosan
12h- Almoço
14h - O Programa Criança Feliz no SUAS
Renata Ferreira – Diretora da Proteção Social Básica/MDSA
15h10  - Apresentação do Processo da XI Conferência de Assistência Social
     Ivani Matias – Presidente do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS)
16h- Encerramento
 
 

Plano Nacional de Segurança

O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria e o ministro da Justiça Osmar Serraglio se reuniram na noite desta terça-feira (21) para discutir a aplicação e as metas do Plano Nacional de Segurança. A audiência foi realizada em Brasília. O RN será o primeiro estado a receber as ações do plano, lançado no início de fevereiro no estado, e cujo foco é o combate à criminalidade.
De acordo com as diretrizes do Plano, policiais militares, civis e peritos do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) reforçarão as operações conjuntas para reduzir homicídios dolosos, feminicídio, reduzir os índices gerais de crimes violentos letais intencionais (CVLI) e combater de forma integrada o crime organizado.
Na reunião, Robinson Faria solicitou que fossem disponibilizados os recursos para mobilizar os 240 PMs e 60 policiais civis e peritos, conforme pactuado com o Ministério da Justiça dentro do escopo do Plano Nacional. A rubrica representa investimento superior a R$ 2,7 milhões.
 
 Fotos: Isaac Amorim/ Ministério da Justiça

22 de Março - Dia Mundial da Água

Transcorre hoje, 22 de março, do Dia Mundial da Água, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas). A razão da criação desta data veio por em xeque que temos somente 0,008% de água potável no globo, daí a preocupação com os recursos hídricos existentes. Por coincidência as chuvas chegaram, porém o desperdício de água e a falta de compromisso com um bem tão precioso em nosso planeta é visível .
Todos somos responsáveis e por enquanto temos feito muito pouco para contribuir com esse recurso tão primordial para todos nós .Temos que rever nossos conceitos e fazer a nossa parte para o bem da humanidade . Fiquemos atentos. Depende de nós…

AINDA REGISTRANDO...

O blog ainda envia votos de parabéns com saúde, paz e harmonia para o radialista atuante Agmar Dutra, pelo seu niver ocorrido ontem, dia 20 de março.

Festa das Celebridades

Widdeny Duarte e Daniely Garcia, meus "afilhados" na Festa das Celebridades, evento maravilhoso promovido pela quadrilha junina "Encanto do Nordeste". Vamos prestar o nosso apoio a essa causa!

Governo ultrapassa meta federal

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças, promoveu a maior capacitação do Sistema de Convênios (Siconv) do Rio Grande do Norte e ultrapassou a meta definida pelo Governo Federal. Ao todo, 135 servidores de 90 prefeituras e do Estado estão aptos, a partir de agora, a elaborar projetos de acordo com as diretrizes da União operar a Rede Siconv para a captação de recursos via convênios. O acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Ministério do Planejamento validado em maio de 2016 prevê a capacitação de até 100 servidores por ano.
A modernização da administração pública, através da capacitação de servidores, como a formação de multiplicadores da Rede Siconv, é um dos objetivos estratégicos do eixo governança pública, base do projeto Governança Inovadora.
Após o primeiro módulo da capacitação via Rede Siconv, os 135 servidores de prefeituras e do Estado passarão para as fases de execução dos convênios e prestação de contas. Os próximos módulos estão previstos para ocorrer em abril e maio.
Para o secretário da SEPLAN Gustavo Nogueira, o investimento do Estado em capacitação na área de convênios reforça a preocupação do Governo em qualificar o corpo técnico do Estado e dos municípios visando oferecer melhores serviços à população. “O Rio Grande do Norte foi o 8º estado do país a assinar o acordo de cooperação técnica com o Governo Federal para utilização da Rede Siconv, o que demonstra a preocupação do Governo em investir na qualificação dos servidores. Preocupação essa explicitada como objetivo estratégico do projeto Governança Inovadora. Essa capacitação, no volume que estamos promovendo, é inédita e necessária para o Estado porque, no final, é a população quem ganha com as obras e ações desenvolvidas a partir dos recursos captados via convênios”, afirmou.  

Portal da Mulher será lançado hoje

Iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria para as Mulheres visa oferecer suporte as vitimas de violência no RN
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do RN (SPM/RN) lança no próximo dia 21 de março, às 10h, no auditório da governadoria, o Portal da Mulher Potiguar. A ferramenta é um marco no apoio às vítimas de violência doméstica no Rio Grande do Norte, onde 40% das mulheres disseram já ter sofrido algum tipo de violência.
O endereço mulherpotiguar.rn.gov.br servirá de suporte para as mulheres e oferece vários espaços nos quais elas podem efetuar denúncias, reconhecer se são ou estão submetidas a algum tipo de agressão e ainda receber orientações sobre onde encontrar ajuda e outros encaminhamentos. O site é fruto da parceria entre Governo do Estado, via equipe do Sistema CERES* com apoio logístico da Universidade Potiguar.
Através do portal, também será possível mapear casos, quantificando com precisão as ações violentas ao qual são submetidas às potiguares. Os dados - importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento feminino - são encaminhados à coordenadoria de Mulheres e Minorias, vinculado a Secretaria de Segurança Pública. "A violência contra a mulher no Brasil é um assunto muito mais presente e assustador do que pode parecer. Temos uma subnotificação e os números podem ser mais alarmantes. O Portal dará voz a muitas vítimas que estão sofrendo silenciosamente”, declarou a titular da SPM, Flávia Lisboa.
Ela explica que o Portal é um canal de comunicação digital e ágil, um espaço virtual criado para a valorização das norte-rio grandenses, sendo um ambiente voltado à orientação, informação e ajuda a todas aquelas que sofrem violência doméstica. "Visa esclarecer dúvidas sendo mais um instrumento para denúncias, informação e apoio", complementa.
REVISTA NÓS
Por ocasião do lançamento do Portal da Mulher Potiguar também será lançada a Revista  "Nós, do RN" que chega a sua edição de número 109 e apresenta a mulher potiguar em diversos aspectos. Com colaborações de várias jornalistas, entre elas Cledivânia Pereira, Flávia Freire, Larisse de Souza, Mariele Araújo, Marília Rocha, Rosilene Pereira e Simone Silva, entre outros, possui 36 páginas e tem como um dos destaques ensaio fotográfico que apresenta a beleza e a força da mulher negra. Criada em 2004 pelo jornalista Miranda Sá, a publicação sempre trouxe em suas páginas textos dos melhores nomes das letras, abordando temas da cultura potiguar.
Serviço
Lançamento Portal da Mulher Potiguar
Dia: 21 de Março, terça-feira
Local: Auditório da Governadoria, Centro Administrativo
Hora: A partir das 10h
*CERES
Projeto iniciado pela EMATER que vincula alunos da Universidade Potiguar ao desenvolvimento de software no Governo do estado. A
plataforma, que já virou referencia nacional, é utilizada em vários órgãos e secretarias de estado, agora também servindo de base para o
Portal da Mulher Potiguar. Atualmente é um projeto de pesquisa vinculado ao e-labora da UNP, e conta com diversos TCCs, material que
visa o fortalecimento da plataforma de desenvolvimento de software no RN. O nome CERES vem da Deusa da Agricultura.


BOM DIA!


VAMOS TODOS!


TUDO DE BOM, BACANA!

20 de março, vamos parabenizar o empresário Cascimiro Neto pois é o seu aniversário natalício. Mas a efeméride foi festejada com todas as pompas em hotel na cidade de Baía Formosa, neste domingo, dia 19, onde o mesmo reuniu amigos e familiares e comemorou em alto estilo. Saúde e paz sempre! 

BOLO CONFEITADO

Muitos vivas hoje, 20 de março, para a comerciante vip Fatinha Alves, aniversariante da data, gente da minha estima e consideração, sempre prestigiando o meu evento com sua presença iluminada. Que Deus a proteja por todo o sempre com paz, saúde e tranquilidade.

PRESENÇA JUVENIL

Luiz Fellipe e Nícolas Matheus: beleza e adolescência na "Noite do Guerreiro/2017".

A VOZ QUE AGRADOU

O cantor Marcelo Henrique, responsável pela abertura da "Noite do Guerreiro/2017", acertou em cheio ao escolher um repertório variado, eclético, com músicas que agradaram ao público presente e nos fez fazer uma viagem por vários estilos de melhor qualidade. Parabéns!

ANIVERSARIANTE VIP

Ganhando idade nova neste Dia de São José o secretário de Agricultura do Itaú, José Roberto Dias, figura do meu maior apreço, gente muita bacana, prestativo, atencioso, pessoa com a qual sempre contei para a realização dos meus eventos, um homem de muitas atividades. Só tenho a pedir a Deus que derrame sobre ele bênçãos de paz, muita saúde e prosperidade. Na foto, prestigiando a "Noite do Guerreiro/2017" ao lado da simpática e bonita amada Tâmisa.

MUITAS ROSAS PERFUMADAS

Aniversariando neste dia 19 a amiga estimada Maria José Alves, ou Pequena, como carinhosamente a conhecemos, e daqui deste espaço renovamos os nossos desejos de muita saúde, paz, prosperidade e harmonia espiritual. Na foto, com o fiel escudeiro Francisco Antonio. Fiquei muito feliz com o apoio e a presença do casal na "Noite do Guerreiro/2017".

EM ALTA

Blogueira Rosângela Cunha ao lado do ídolo-governador Robinson Faria no lançamento do Programa Moradia Cidadã, em Natal.

Segurança: Ronda Cidadã em Mossoró

O programa Ronda Cidadã foi lançado neste sábado (18) em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Foi a primeira cidade a receber a ação do Governo do RN além da capital. O lançamento do programa foi feito pelo governador Robinson Faria e pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo.
Inicialmente, serão atendidas cerca de 62 mil pessoas nos bairros de Santo Antônio, Barrocas, Bom jardim e Paredões. A escolha dos bairros foi realizada em consideração ao levantamento feito nessas localidades. Serão destinadas duas viaturas, seis motocicletas e uma base móvel para o programa no município.
Com a expansão do Ronda Cidadã para a Capital do Oeste, o governador Robinson Faria cumpriu uma promessa de campanha. “Sabendo da importância de Mossoró para o RN é que me comprometi em implantar o programa em Mossoró assim que possível. Com o Ronda já consolidado em Natal, começamos a pensar na estrutura que seria destacada para cá. Temos certeza que assim como em Natal, o programa aqui será um sucesso, com a redução da criminalidade e melhoria nos índices de uma das principais cidades do estado”, declarou.
O governador, no entanto, ressalvou que o sucesso do programa depende também da parceria com o município. “Para que o Ronda possa funcionar em sua plenitude precisamos contar com o apoio das forças de segurança de Mossoró. Isso envolve a melhoria da iluminação pública e reabertura das Bases Integradas Cidadãs, muito relevante porque reforça a segurança pública com o policiamento comunitário”, completou.
Robinson Faria resgatou ainda que ainda neste ano será lançado o concurso para a Polícia Militar com 3 mil vagas, e falou sobre a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que possibilitou a convocação de policias da reserva para reforço do efetivo.
O comandante Geral da Polícia Militar, coronel André Azevedo, falou que a chegada do Ronda Cidadã em Mossoró segue os mesmos critérios de Natal e destacou o trabalho da PM. “A chegada do Ronda Cidadã aqui representa mais do que o cumprimento de uma promessa de campanha, mas também a oportunidade de redução dos índices de criminalidade. Em todos os locais onde o Ronda Cidadã, ou polícia de proximidade foi lançado, os números são expressivos, e em Mossoró não será diferente. Os 29 policiais militares estão aqui para garantir a continuidade do sucesso desse programa que é bastante exitoso”, afirmou.
O evento de lançamento do Ronda Cidadã teve a presença da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, secretários municipais, e também secretários de estado da administração direta e indireta, do deputado estadual Galeno Torquato, além de vereadores e lideranças da região Oeste.
Números em Mossoró
O comandante Geral da PM abordou a redução dos índices em Mossoró e o aumento do ação policial que permitiu, se comparados os meses de janeiro, fevereiro e a primeira quinzena de março, o aumento de 80% de apreensão de armas de fogo, em 120% o número de pessoas presas e conduzidas às delegacias, e aumento de 220% o número de veículos furtados ou roubados recuperados.
Doação de armas para a Guarda Municipal
O governador atualizou a prefeita de Mossoró sobre o processo de solicitação da doação de armas para a Guarda Municipal, que havia sido feito em 2015. O processo está em fase de conclusão e nos próximos meses serão entregues os equipamentos, reforçando a segurança pública.
Mais sobre o Ronda Cidadã
O Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania. O programa foi lançado em julho de 2015 em Mãe Luiza, Areia Preta e Petrópolis, em Natal, sem prejuízo no policiamento repressivo. Em novembro do mesmo ano, o Ronda foi ampliado para a zona Oeste da capital, atendendo aos bairros do Planalto, Guarapes e Pitimbu.
Além do policiamento ostensivo, o programa atua com ações proativas de segurança visando a paz e a prevenção da violência. Como parte das políticas do programa, em janeiro a Polícia Militar do município recebeu a implementação de avanços tecnológicos, com a instalação de tablets em viaturas.
Desde janeiro os policiais vêm passando por capacitações, com aulas teóricas e práticas que incluíram atendimento pré-hospitalar e uso diferenciado da força para trabalhar no programa.
Cada viatura tem um Cartão Programa instalado nos tablets, com mapas dos bairros com as manchas criminais, o que permite o policiamento inteligente.
O Ronda Cidadã também atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica.
 
 
 
Fotos: Demis Roussos


Governador entrega alimentos

Internos do abrigo Amantino Câmara, em Mossoró, receberam neste sábado (18) a doação de 300 quilos de alimentos e materiais de limpeza. A entrega foi feita pela governador Robinson Faria e pela secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria. Ainda no evento, o chefe do Executivo estadual anunciou que serão investidos R$ 30 mil, de emenda do deputado estadual Galeno Torquato, que representou a Assembleia Legislativa no ato, para reformas e reparos na estrutura do prédio. O evento teve a participação da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, do diretor do IPEM/RN, Cyrus Benavides e de lideranças políticas do município e região Oeste.
As cestas básicas foram elaboradas a partir de artigos fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do RN (Ipem), e foram coletados em operações do Ipem/RN porque apresentavam irregularidades no peso determinados pelo Inmetro. Assim, estão em perfeitas condições para consumo. Para ajudar na manutenção da casa, também fora doados 50 litros de materiais de limpeza.
Durante a entrega, o governador afirmou ainda que em julho próximo será doada mais meia tonelada de alimentos para reforçar o estoque do abrigo, que acolhe atualmente 70 pessoas, sendo 40 mulheres e 30 homens de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
Robinson Faria destacou que a doação, assim como a liberação do valor da emenda parlamentar, foi amadurecida no ano passado. “A escolha do abrigo foi acertada porque aqui é feito um trabalho muito importante e que demanda muito carinho e atenção para os idosos. Por isso, pedi ao deputado Galeno Torquato que colocasse a emenda para reformar a estrutura e garantir mais conforto a quem contribuiu com o nosso estado”.
Julianne Faria acrescentou que o trabalho desenvolvido no Amantino Câmara “é diferenciado e que requer muito apoio. Estamos aqui para provar que a administração do abrigo pode contar com a nossa assistência para fortalecer a instituição”.
 
 


Fotos: Demis Roussos


SORRISO ESCANCARADO

Gilvânia Morais, Patronesse da "Noite do Guerreiro/2017" espalhava sorrisos e animação durante todo o evento, cercada de amigos e familiares.

GENTE BRILHANDO

Amiga querida Lizandra Moura era uma das presenças iluminadas e bonitas na "Noite do Guerreiro/2017".

AMIGA ESTIMADA

Fiquei muito satisfeito com a presença da amiga estimada Justa Alves na "Noite do Guerreiro/2017".

SÁBADO VERDE NA REDE 10


RN entrega 180 cadeiras de rodas

Pacientes cadastrados no Centro de Reabilitação Infantil (CRI) receberam 180 cadeiras de rodas adaptadas nesta sexta-feira (17). A entrega foi realizada pelo governador Robinson Faria e pela secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria, na VI Regional de Saúde Pública, em Pau dos Ferros. Do total de equipamentos, 125 são cadeiras exclusivas para banho e feitas sob medida.
Ao todo, já foram entregues 1.500 das mais de 3 mil cadeiras, o que totaliza R$ 3,5 milhões para todo o RN, com recursos exclusivos do tesouro estadual. O repasse das cadeiras acontece após a conclusão do processo licitatório iniciado ainda em 2012. Os equipamentos integram o programa do Governo do Estado para a entrega de cadeiras de rodas adaptadas. Quando completada a primeira fase de entrega, pacientes de 36 municípios terão sido atendidos.
A economia gerada com o enxugamento do custeio dos órgãos de Governo permitiu o investimento para a aquisição das cadeiras, de acordo com o governador Robinson Faria. “Os recursos para a aquisição das cadeiras vieram a partir da nossa iniciativa de fazer economia e evitar gastos desnecessários. Tudo isso permitiu que agora a gente pudesse entregar os materiais para quem estava desde 2012 aguardando por eles”, falou.
Crianças ganham parque em Natal
O governador lembrou, ainda, que nesta sexta-feira, em Natal foi inaugurado um parque infantil adaptado para crianças com necessidades especiais. A iniciativa é uma doação do projeto Anna Laura Parques para Todos, ONG nacional que visa a criação de espaços lúdicos para crianças com mobilidade reduzida ou não.
Julianne Faria informou que a entrega das cadeiras adaptadas corresponde a um objetivo traçado ainda em 2015. “Desde o início da gestão garantimos que não mediríamos esforços para a recuperação do Centro de Reabilitação. Hoje, estamos cumprindo mais uma promessa que era atender aos que precisam do apoio do estado”, pontuou. A titular da Sethas afirmou também que em uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, foi garantido que os técnicos do CRI terão acesso a permanentes capacitações promovidas pela rede de hospitais Sarah Kubitschek, especializada em tratar problemas locomotores.
Centro de Reabilitação
O Centro de Reabilitação dispõe de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos de várias especialidades, além de profissionais da área de psicologia, fisioterapia educação física, terapia ocupacional, psicopedagogia e nutrição, entre outras.
Atualmente, conta com cerca de 12 mil pacientes, atendendo portadores de deficiências físicas, mentais, sensoriais, múltiplas e ostomizados de todas as faixas etárias.
 




Robinson Faria na Região Oeste

Iniciada ontem (17), a agenda administrativa do governador Robinson Faria nos municípios de Pau dos Ferros, São Miguel e Mossoró, na região Oeste do estado, segue com programação neste sábado (18).
As ações são voltadas às áreas sociais, de segurança, saúde, econômica, entre outras. Os lançamentos do Ronda Cidadã em Mossoró e do Edital de Fruticultura Irrigada, além da inauguração do novo prédio do restaurante popular de Mossoró estão entre as atividades.
Confira, abaixo, a agenda de trabalho do Governo do Estado:
AGENDA OFICIAL
Sábado (18) - Mossoró
9h30 – Visita e entrega de donativos ao Abrigo Amantino Câmara. Local: Rua Venceslau Braz, 415, Barrocas, Mossoró.
10h – Lançamento do Programa Ronda Cidadã em Mossoró. Local: Campo de Futebol da Estrada da Raiz, s/n, Santo Antônio.
11h- Lançamento do Edital de Fruticultura Irrigada para agricultores; Assinatura dos contratos de execução do piloto da Agricultura Irrigada e entrega de equipamentos de TI para conselhos municipais.
12h - Almoço de lançamento do novo prédio do Restaurante Popular de Mossoró. Local: Rua Coronel Gurgel, S/N, Centro (rua da Caixa Econômica Federal).
 

30 DIAS DE MUITA SAUDADE


Encarte Intermediário REDE 10

 

CHARME E BELEZA

Jovem senhora Suely Florêncio esbanjou charme e beleza na "Noite do Guerreiro/2017". Porque gente é pra brilhar!

PRESENÇA QUERIDA

Professora aposentada Nativa Bezerra era uma das presenças de destaque na "Noite do Guerreiro/2017". Obrigado, querida, pelo apoio!